quinta-feira, 20 de agosto de 2015

[EVIDENCIA] QUAIS EXERCÍCIOS PRESCREVER PARA HOMENS COM 60 ANOS?

        Em uma grande coorte de homens suecos, com idade de aproximadamente 60 anos, aqueles que caminharam ou pedalaram pelo menos 20 minutos por dia tinham um risco 21% menor de ter insuficiência cardíaca. 
     Talvez surpreendentemente, o estudo realizado pelo Dr. Iffat Rahman (Karolinska Institutet, Estocolmo, Suécia) e colegas, publicado 12 de agosto de 2015 em JACC: Heart Failure, também encontraram uma relação em forma de U entre a quantidade de atividade física por dia e risco de falha no coração. Os homens menos ativos e mais ativos, medido pelo equivalente metabólico (MET) horas, tinha cerca de 50% maior risco de desenvolver insuficiência cardíaca, em comparação com os homens com um nível médio de atividade física.
       "Entre os homens, os dois níveis extremos altos e baixos de atividade física total provavelmente poderia aumentar o risco de insuficiência cardíaca, [mas, por outro lado,] certos tipos de atividade física moderada, como caminhar ou andar de bicicleta 20 minutos por dia, poderiam ser promovidos estratégias de prevenção de falha no coração", Rahman explicou a Heartwire do Medscape.
       Além disso, o estudo sugere que ser fisicamente ativo em torno de 60 anos de idade pode ser mais importante para a proteção de insuficiência cardíaca do que ser ativo aos 30 anos, apesar de ser ativo em ambas as idades era melhor, acrescentou.
       O estudo "perspicaz" fornece novas informações sobre "dose de exercício" e insuficiência cardíac, e ele também relata um "provocador" aumento paradoxal de chances de eventos de insuficiência cardíaca em homens com os níveis mais altos de atividade física, Drs Steven J Keteyian e Clinton um Brawner (Henry Ford Hospital, Detroit, MI) escreveram em um editorial de acompanhamento.
         É importante salientar, "reforçar a mensagem que um nível moderado de atividade física total é uma estratégia comportamental importante que auxilia não só com o tratamento da IC, mas sua prevenção bem", eles observam.

Atividade física pode evitar falhas no coração?

      O risco médio de tempo de vida de insuficiência cardíaca é de aproximadamente 20%, mas não está claro como a aptidão física afeta o desenvolvimento a longo prazo da insuficiência cardíaca, Rahman e seus colegas escreveram. Na presente análise, o grupo analisou dados de 33.012 homens na coorte de Homens suecos  (COSM), que não têm insuficiência cardíaca ou infarto do miocárdio em 1998, quando eles tinham uma idade média de 60 anos e que foram acompanhadas até 2012.
    Os homens responderam a um questionário sobre dados demográficos e atividade física no ano passado e quando eles tinham 30 anos de idade.
   Os pesquisadores analisaram cinco tipos de atividade/inatividade física, o que foi atribuído um escore MET: caminhada/ciclismo (3,6 METs), exercício (5,0), a atividade física relacionada ao trabalho (um trabalho sedentário [1.3] ou trabalho manual pesado [3,9] ), o trabalho doméstico (2,5), e inatividade (assistir TV / leitura [1,2 MET]). Durante um período de acompanhamento médio de 13 anos, 3.190 homens foram hospitalizados por insuficiência cardíaca e 419 homens morreram de insuficiência cardíaca.
    Em comparação com os homens com um nível médio de atividade física (41 horas MET / dia), aqueles com o menor e os mais altos níveis de atividade física tinham um risco 47% maior e um risco 51% maior de insuficiência cardíaca, respectivamente.
Homens suecos parecem ser mais apto do que os homens americanos, uma vez que 87% dos homens neste estudo andou de bicicleta ou mais de 140 minutos por, Keteyian e Brawner nota semana.
    Médicos americanos devem lembrar-se que para a grande maioria dos pacientes que aconselham sobre o exercício e a prevenção da doença, recomendando as orientações de exercícios atuais, de 150 minutos ou mais de intensidade moderada de exercício por semana é prudente", eles aconselham. Setenta e cinco minutos ou mais de exercício vigoroso por semana também é seguro para as pessoas já ativas. Mas "para os poucos pacientes que encontramos que são extremamente exercícios de alto nível (por exemplo, ultramaratonas), pode ser sensato para monitorá-los para os sintomas e outros factores de risco e rastreio para anormalidades," Keteyian e Brawner cautelam.
   Esta relação em forma de U, com aumento do risco de insuficiência cardíaca com altos níveis de exercício não foi visto em mulheres em um estudo semelhante, mais cedo nas mulheres pelos autores. Os homens no estudo atual que eram mais ativos eram mais propensos a trabalhar como operários, assim fatores relacionados a isso pode explicar o risco aumentado de HF, Rahman e seus colegas especulam.
    Há uma necessidade de mais investigação, uma vez que uma melhor compreensão dos tipos mais benéficos e duração da atividade física poderia, potencialmente, reduzir as taxas de insuficiência cardíaca

Adaptado de Marlene Busko, MedScape.

Um comentário:

  1. OStat 120 mg assists with forestalling the absorption of some of the fats that we eat by the body. Fundamentally endorsed for weight loss or to keep off the generally lost pounds from getting back, O Stat 120 MG Capsule should be coupled with a sound low-calorie diet for optimal advantages.

    ResponderExcluir